Monday, October 22, 2007

santiago

no sábado fui ver Santiago, do João Moreira Salles. difícil descrever a emoção que senti. porque na hora não consegui entender bem porque fiquei tão emocionada. tive que digeri-lo um pouco até poder vir aqui falar sobre ele.
é que é um filme daqueles que tem várias "camadas". tem várias coisas diferentes acontecendo ali. tem aquela coisa cabeça, reflexiva, o João falando do fazer cinema e documentário. tem a figura bizarra que é o Santiago. e tem também a relação deles, a relação patrão-empregado, diretor-objeto de filmagem, etc, etc. mas isso tudo, e muito mais, eu tenho certeza de que foi analisado a fundo nas muitas, e boas, críticas que o filme recebeu.
o que me tocou mesmo no final das contas, foi esta coisa do Santiago viver à sombra de um mundo do qual nunca fez realmente parte. era assim trabalhando na mansão dos Moreira Salles, e era assim também com suas infinitas anotações sobre toda a nobreza da história universal.
pensei comigo - ele vivia vicáriamente. A. por sua vez, pensou - ele vivia a vida dos outros. lembrou então de sua tia, que nunca casou nem teve filhos, e viveu sua vida toda para a família.
daí eu pensei na minha vida. fiquei pensando se muitas vezes não é isso mesmo que eu faço - cuidar dos outros e viver das suas tristezas e alegrias.
tão difícil ser realmente protagonista da própria vida.

No comments: