Monday, October 8, 2007

das cretinices da vida moderna

pois veio uma gringa ficar uns dias aqui há duas semanas. que ela era meio mala, eu já sabia, só não tinha noção do quanto. mas tudo bem, podia ser pior. já foi pior. mas não abro mão de ser hospitaleira sempre. coisa de quem já viajou bastante e que já foi muito bem recebida por completos estranhos. ou coisa de quem é filha de nordestino, que traz a hospitalidade no sangue.
mas nem é disso que eu quero falar.
é que a gringa era novinha. ou pelo menos foi esta a justificativa que achei pra bobice dela.
então uma das bobices dela, na qual ela resolveu me incluir, era um treco chamado facebook. o facebook é como o friendster, que é como o myspace, que é como o orkut. eu entrei em todos estes trecos. nem sei pra quê, mas entrei.
primeiro foi o friendster. o D. me chamou pra isso. me disse que assim eu podia me conectar com todos os meus amigos. mas como assim? eu tenho telefone, celular, email, endereço fixo, pra quê? acho que já tô bem conectada com todos, não?
entrei. mas pra entrar era um saco pois tinha que responder milhões de perguntas. só depois fui entender que isso era pra saberem quem sou e como sou. mas como assim? não são meus amigos? porque precisam entrar num treco assim pra saber quem e como eu sou?
enfim, fui me acostumando com a idéia e entrando na onda. dei uma caprichada no perfil, pra vender o meu peixe direitinho. porque descobri também que várias pessoas que não eram meus amigos também iam lá ver isso. e nesta brincadeira eu fui "achada" por vários carinhas. alguns eram totalmente exdrúxulos. imagine se eu vou aceitar "namorar" com um cara do egito, que nunca me viu, nunca falou comigo e que simplesmente viu minhas fotos e leu a porção de besteiras que escrevi no meu perfil. mas conheci um ou outro até interessantes (que moravam em los angeles, é claro). uns dois viraram até amigos.
depois veio o myspace e o orkut. putz, o orkut foi o pior de todos. a princípio parecia que era a mesma coisa que o friendster. só que o orkut virou brasileiro e daí é que danou-se tudo mesmo. pois se nos eua eu tinha só os amigos da universidade, de los angeles e de chicago, aqui tinha minha vida inteira de amigos, conhecidos, parentes, moço da banca de jornal, etc. então eu copiei tudo que tinha no meu perfil do friendster e botei no orkut. assim não tinha que escrever tudo de novo.
tenho que admitir que no início achei incrível poder encontrar pessoas que não via há anos. mas sinceramente? encontrei-as (ou elas me encontraram), elas entraram na minha lista de amigos e ficou por isso mesmo. ou seja, continuei sem vê-las, sem falar com elas. só que agora eu podia ir lá no perfil delas pra saber o que elas andavam fazendo. mas nem isso eu fiz. preguiça, sei lá (acho que se eu tinha perdido o contato com elas antes devia ter algum motivo né?).
o mais surreal foi quando outras pessoas, que nunca nem foram minhas amigas direito começaram a me adicionar na lista delas. e mais - me davam uma estrelinha. depois fui descobrir que era pra eu dar pra elas também, e elas terem uma porção de estrelinhas. e tinha também que ficar dando "nota" nas pessoas. talvez pra elas saberem "direitinho" o que você pensa delas?
ah, e tinha aquelas pessoas que eu acabava de conhecer na vida real e que saíam me adicionando no orkut. uma vez a coisa chegou ao cúmulo de eu entrar numa festa onde não conhecia ninguém além de quem me levou, e um cara aleatório sair dando papelzinhos pra todo mundo com o seu nome no orkut pra gente adicionar. recusei educadamente: estou satisfeita com meu número de estrelinhas, corações, gelinhos e carinhas sorridentes, obrigada.
mas não parou por aí. depois descobri que não devia deixar informações pessoais no tal scrapbook, pois tinha gente que ia lá olhar pra fazer maldade. apaguei tudo, pois nunca se sabe que tipo de informação pode ser usada para o mal, né?
se isso é mesmo verdade ou não, eu não sei. só sei que depois descobri que estavam me "espionando" ali. espionando não sei bem o quê: os meus amigos que nem são mais meus amigos? ou aqueles que nem nunca foram? ou então as comunidades das quais eu fazia parte?
só que esta história de comunidade eu também achei tão boboca que resolvi entrar numa porção de comunidade aleatória, com discussões inúteis, das quais eu nunca participava. bem, nunca, não. de vez em quando eu ia na comunidade dos cavaleiros que dizem ni e dizia: ni. pronto. não tá bom?
então eu resolvi espionar quem me espionou de volta. fui lá ver se tinha alguma coisa pra ver. mas até isso eu achei meio inútil. pois percebi que no fundo a gente não vê a pessoa ali, mas o que a pessoa quer que as pessoas vejam dela. nesta hora me toquei que eu tava ali fazendo a mesma coisa no meu perfil. meio deprê isso...
por isso enchi o saco total e "suicidei" o meu orkut. em breve descobri que um bando de amigo meu tava fazendo isso também.
agora vem esta gringa e me enfia neste facebook. em duas semanas eu já devo ter uns 6 amigos lá. não procurei ninguém, eles foram me achando. a cada dia recebo um email de alguém do além me chamando pra entrar no facebook dele/a.
hoje recebo o convite pra entrar no facebook de uma vizinha louca que eu tinha lá em los angeles (e que nada me tira da cabeça que me dava mole embora ela fizesse questão de ficar falando de homem toda vez que me via). mas eu nunca nem falei muito com ela. porque inclusive fugia dela quando a via (a mulher era doida mesmo).
putz grila....eu mereço!!!!

No comments: